Nas memórias de ABA KOVNER um dos chefes dos partisans* de Vilna (Capital da Lituânia), foi encontrada uma página dedicada a uma de muitas heroínas da 2ª Guerra Mundial. Com o intuito de a um só tempo vingar a morte de seus companheiros e destruir um acampamento alemão, haviam ospartisans resolvido dinamitar um deles. Para esta empreitada, apresentou-se uma jovem, que se dispunha a realizar o intento, com o risco da própria vida. Seu nome era: VITA KEMPNER.
Conta-nos o escritor:
Junho de 1942. Vita Kempner, uma moça de Vilna, após disfarçar-se completamente, saiu em missão de espionagem. Durante três dias, ela observou. E a oito de junho, o grupo de Vilna saiu para sua árdua missão. Passaram-se as horas e não tínhamos notícias. Havia uma grande ansiedade. E eis que chegou a tão esperada notícia. Era uma só palavra, mas nos fez exultar de alegria: EXPLODIU. Nossos filhos e mães haviam sido em parte vingados!
Mas não foi só o que VITA fez. Sobre seus feitos escreve SUTZKEVER, que em outubro de 1943, em uma só noite, ela percorreu 40 Km, tendo em seu poder uma bomba, que fez explodir a estação elétrica que abastecia a cidade. Como se tudo isso não bastasse, na noite seguinte, VITA se infiltrou no campo de concentração KAILIS e de lá fugiu com mais 60 pessoas, as quais se juntaram aos partisans.
Foi também VITA que fundou o célebre grupo de sabotagem Necume Nemer. Com seus companheiros, fez explodir um depósito de munições e um acampamento militar. Em 1944 VITA foi presa pela Gestapo. Porém, graças a sua habilidade e aos seus conhecimentos do lugar, conseguiu escapar.
Terminada a Guerra, VITA foi para Israel. Em vez de um fuzil, começou a usar o arado; em lugar das bombas, pequeninas sementes. Depois de lutar na guerra, começou a lutar pela PAZ!
Os feitos dessa jovem heroína, dessa quase criança, inspiraram as mulheres israelitas do Brasil a fazer também algo em memória dos que tombaram e em benefício das milhares de crianças que ficaram na orfandade.
*Estes partisans consistiam de uns poucos judeus e alguns ex-oficiais poloneses. Organizaram uma força de resistência que costumava atormentar os alemães.
CLIQUE AQUI para conhecer a trajetória do poeta Abba Kovner, uma das mais extraordinárias nos sombrios anais do holocausto.
As fotos abaixo mostram as entidades atendidas pelos donativos das organizações VITA KEMPNER:
1- Jardim da Infância Agudah Tarbut Leham (Tel-Aviv, Israel) 2- Lar da Criança nº 2 (Srodborow, Polonia) 3- Lar da Criança (Sarona, Israel) 4- Lar para Crianças Efermas (Sarona, Israel) 5- Casa da Infância (Roma) 6- Lar da Criança (Jassy, Romenia) 7- Lar da Criança (Jassy, Romenia) 8- Dristribuição de donativos da Vita Kempner às crianças da Comissão Central de Infância (Paris, França).